Qual o momento certo de investir em uma Pós-Graduação em Engenharia?

Linha
Qual o momento certo de investir em uma Pós-Graduação em Engenharia?

Você se formou em Engenharia, mas ainda não sabe como ter um diferencial para se dar bem no mercado de trabalho? Mais do que apenas um aperfeiçoamento, a pós-graduação em Engenharia surge como uma forma de conhecer a área na prática, proporcionando um contato mais próximo com cenários reais e situações cotidianas que envolvem a profissão.

Mas qual é o momento certo de investir em uma pós-graduação em Engenharia? Antes de falar sobre as vantagens práticas dessa especialização, vale ressaltar que, ao investir em uma pós, você estará eliminando concorrentes, aproveitando o tempo para adquirir conhecimento e investindo em uma rede de conexões que começa a ser estabelecida na própria sala de aula.

No post de hoje, listamos algumas orientações que podem ajudá-lo nessa travessia, abordando desde a área escolhida até o cenário atual da economia brasileira. Vamos começar?

Organize sua vida pessoal primeiro para mergulhar nos estudos depois
Parecer bobagem, mas não é: para investir em uma pós-graduação, é preciso que sua vida pessoal esteja minimamente organizada. Mas por quê? Porque se você realmente pretende ser um bom aluno e desempenhar as atividades propostas ao longo do curso, é preciso dedicação e disciplina.

Fazer um curso “meia-boca” só trará prejuízos à sua carreira. Portanto, tente organizar sua vida de forma que tenha tempo livre para a leitura, para a execução de trabalhos em grupo e para a apresentação desse material.

Muitos professores de especialização optam por deixar que o conteúdo seja introduzido pelos próprios alunos. Isso significa que você será professor em algum dia do curso, então precisa se preparar para esse momento. E ter boas notas conta pontos, não é mesmo?

Aproveite o momento: é na crise que surgem as oportunidades
Com a alta taxa de desemprego causada pela crise econômica brasileira — afinal, foram mais de 14 milhões de desempregados somente no primeiro trimestre de 2018, segundo dados do IBGE —, investir na carreira tornou-se imprescindível para quem quer garantir uma vaga e não ser apenas mais um em busca de um emprego. Nesse momento, uma pós-graduação age como uma ferramenta eficaz para quem já está dentro do mercado de trabalho e pretende se despontar dentro da carreira.

No caso de quem está desempregado, a especialização é uma forma de melhorar o desempenho na tentativa de retorno ao mercado de trabalho, reforçando o pensamento de que “é na crise que surgem as oportunidades”.

Acabou a graduação? Considere a pós como uma oportunidade de reforçar o conteúdo
Se você acabou de se formar em Engenharia, investir na pós-graduação é uma boa oportunidade de solidificar o conteúdo aprendido durante a graduação. É na pós que o engenheiro pode visualizar, com mais clareza, a diversidade de opções e vislumbrar como ele pode se encaixar na área com que mais se identifica.

Vejamos o exemplo de um engenheiro civil: ele pode se especializar em edificações (gestão e desempenho de sistemas prediais etc.), em cálculo de estruturas (projeto e análise de pontes, fundações etc.) ou ainda em Engenharia de Segurança do Trabalho (legislação e normas técnicas etc.) — todas elas relacionadas ao campo da Engenharia, mas com funções específicas.

Se você for um engenheiro ambiental, florestal, de produção ou mesmo civil, também pode ingressar em uma pós-graduação em auditoria e perícia ambiental, cabendo a esse profissional desenvolver habilidades nas áreas de meio ambiente, recursos naturais, legislação, política ambiental, poluição, responsabilidade socioambiental, entre outros.

Está enferrujado? Aproxime-se da sua área preferida

Se a pós-graduação é uma ótima opção para quem acabou de se formar, ela também pode aproximar aquele profissional que está se sentindo meio “enferrujado” de sua área de escolha. A sensação de ter feito a graduação e nunca mais pegado em um livro para estudar é maléfica, especialmente se você está desempregado. Nesse momento, descruzar os braços é fundamental!

Ao disputar uma vaga de emprego, a pós-graduação fará com que seu currículo seja mais valorizado, principalmente se a vaga em questão for para uma habilidade específica da engenharia ou da arquitetura — por exemplo, uma área mais ampla, como planejamento urbano e gestão de cidades.

Gostou das nossas dicas sobre o momento certo de investir em uma pós? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte para a gente aqui nos comentários!

© Copyright - 2024 - Faveni Polo Dourados / MS - CNPJ: 29.506.378/0001-43 - Julia Graciela de Oliveira ME - Meraki
Agência Pires - Soluções em Sistemas Web
×

Esclareça suas dúvidas com a Diretora Júlia.

×