Física

Graduação EAD

Sobre o curso

O Curso de Licenciatura em Física visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Física do UniFAVENI visa formar profissionais capazes de compreender os fenômenos e os processos mecânicos, ópticos, termodinâmicos e eletromagnéticos sob os pontos de vistas clássico e moderno; sua importância e aplicações na construção de materiais e equipamentos no desenvolvimento industrial e tecnológico e de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e experimental da física.
Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Física é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de Físico-educador, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1304/2001. Além disso, o profissional Licenciado em Física estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Física e Ensino de Física.

O curso é ofertado pelo Centro Universitário Faveni. Confira aqui o cadastro junto ao MEC.

Objetivo do curso

Objetivos específicos

  • Oportunizar sólida formação científica e técnica nas áreas clássicas e modernas da Física e sua articulação com o ensino de Física;
  • Desenvolver atitude investigativa de modo a despertar nos alunos a busca constante de atualização, acompanhando a rápida evolução científica na área;
  • Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Física;
  • Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Física;
  • Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais;
  • Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
  • Transmitir os conteúdos fundamentais, profissionalizantes e práticos, contextualizados a partir da realidade, sempre tendo como objetivo a solução dos problemas mais recorrentes da sociedade;
  • Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
  • Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a grade curricular;
    Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
  • Fomentar o engajamento ético-social do estudante do UNIFAVENI, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade.

Mercado de Trabalho

O físico, seja qual for sua área de atuação, deve ser um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Em todas as suas atividades a atitude de investigação deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho.

O Licenciado em Física do UNIFAVENI estará habilitado a lecionar disciplinas da área de Física, na Educação Básica, no Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante em instituições públicas ou privadas, para jovens e adultos. Para isso, é essencial possuir formação nos conteúdos de Física e nos conteúdos pedagógicos que permitam atualização, criação e adaptação de metodologias de apropriação do conhecimento científico, desenvolvendo o papel de físico interdisciplinar e físico-educador, conforme preconiza o Parecer nº 1304/2001- CNE/CES. O Professor de Física deve estar atento aos avanços científicos e tecnológicos e à necessidade de constante atualização de sua prática docente como forma de suprir as demandas crescentes da sociedade moderna, além de estar atento às questões ambientais e de caráter étnico e racial.

Público Alvo

Carga Horária:

Total geral do curso 3.400 horas

Matriz Curricular

Disciplinas Carga Horária Total
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD 60
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO 60
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 60
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS 60
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 100
Total da Carga Horária 400
Disciplinas Carga Horária Total
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 60
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 60
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE 60
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO 60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO ESCOLAR 100
Total da Carga Horária 400
Disciplinas Carga Horária Total
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 60
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM 60
TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO 60
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 60
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO 60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM 100
Total da Carga Horária 400
Disciplinas Carga Horária Total
BIOLOGIA GERAL 60
QUÍMICA GERAL 60
FÍSICA GERAL 60
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 60
INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA 60
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ENSINO DA FÍSICA 100
Total da Carga Horária 400
Disciplinas Carga Horária Total
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 60
FÍSICA l 60
PRÉ CÁLCULO 60
MECÂNICA GERAL 60
METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA 60
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO l: ENSINO FUNDAMENTAL ll 100
Total da Carga Horária 400
Disciplinas Carga Horária Total
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL l 60
FÍSICA ll 60
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 60
GEOMETRIA ANALÍTICA 60
SUSTENTABILIDADE 60
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ll: ENSINO MÉDIO 100
Total da Carga Horária 400
Disciplinas Carga Horária Total
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL ll 60
ELETIVA 60
ÁLGEBRA LINEAR 60
FÍSICA lll 60
TERMODINÂMICA 60
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO lll: GESTÃO EDUCACIONAL 100
Total da Carga Horária 400
Disciplinas Carga Horária Total
ELETROMAGNETISMO 60
ÓPTICA 60
FÍSICA MODERNA 60
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 60
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO IV: PRÁTICA DE ENSINO 100
Total da Carga Horária 400
Total da Carga Horária do Curso 3.400

Duração do Curso

A duração do curso é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 48 mensalidades. Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.

OBS: Os cursos não possuem taxa de matrícula. Cada semestre possui 6 mensalidades e o material de estudo é liberado no portal AVA após 72 horas do pagamento da primeira mensalidade.

Valor das Mensalidades

  • Valor com Desconto: R$ 119,90;
  • Valor Integral: R$ 179,90.

IMPORTANTE: O desconto é dado por antecipação do pagamento até o dia 15 de todo mês, caso o pagamento seja efetuado após o dia 15 as mensalidades serão atualizadas para o valor integral.

Inscrição para o Vestibular

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