Os objetivos do curso consideram o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.O curso tem como objetivo geral formar o licenciado em Educação Especial voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino, atento aos princípios éticos que regem a vida societária e sua atividade profissional, propiciando o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, sociais e profissionais necessárias a uma atuação crítica e comprometimento com o próprio desenvolvimento profissional, em atendimento às demandas loco regionais e nacional.
O curso é ofertado pelo Centro Universitário Faveni. Confira aqui o cadastro junto ao MEC.
Objetivo Geral
Objetiva-se que o egresso adquira competências e habilidades para desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a promoção de processos de aprendizagem pautados no desenvolvimento humano e nos processos educativos alicerçados no entrelaçamento da teoria e prática.
O Curso de Graduação em Educação Especial foi concebido com intenção de preparar o profissional do magistério para atender as demandas de uma sociedade permeada por tecnologias, considerando a interculturalidade, a diversidade e a inclusão, utilizando-se da criatividade e da inovação, a fim de construir cenários voltadas à democracia, a autonomia e ao desenvolvimento da sociedade na qual está inserido.
Este profissional deve ter familiaridade com os recursos tecnológicos, as metodologias ativas de aprendizagem e estratégias de ensino que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades, incluindo produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida.
O curso está estruturado para formar profissionais agentes de mudanças e desenvolvimento, com forte comprometimento com os valores éticos, para atuar de maneira responsável e solidária, comprometido com o desenvolvimento humano, a inovação, a consciência ambiental e o direito à educação da pessoa com deficiência. Assim, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. E é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
São objetivos específicos do Curso de Graduação em Educação Especial, licenciatura:
Assegurar a articulação entre o ensino, iniciação científica e extensão, garantindo um formação que leve a construção do perfil almejado;
Ministrar os conteúdos essenciais previstos na estrutura curricular de forma integrada;
Formar profissionais para a educação especial por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à inclusão do aluno com necessidades educativas específicas;
Fundamentar a prática pedagógica com os subsídios teóricometodológicos necessários para o processo de inclusão na perspectiva da educação especial;
Analisar os aspectos teóricos e metodológicos da Educação Especial e Inclusão no sistema educacional brasileiro;
Discutir, avaliar e contribuir com os documentos e legislações internacionais e nacionais que implementam as políticas públicas da educação especial
Conhecer as necessidades educacionais da pessoa com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e como ocorre o atendimento educacional especializado; contribuindo com o desenvolvimento da pesquisa e produção de conhecimento na área da Educação Especial;
Contribuir na promoção da inclusão da pessoa com necessidades educacionais específicas por meio das tecnologias assistivas
Fomentar a valorização das dimensões éticas e humanísticas da profissão, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade;
Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da investigação científica e da extensão.
Desenvolver no egresso a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como dar prosseguimento aos estudos em cursos de pós-graduação.
Estes objetivos são plenamente possíveis de serem atingidos em função de uma concepção ampla de currículo, envolvendo os estudantes, os docentes/tutores, os pressupostos pedagógicos e filosóficos do curso, das experiências e práticas adotadas, dos programas desenvolvidos, da articulação entre teoria e prática, da infraestrutura, dos recursos disponíveis e da legislação para o desenvolvimento do curso.
Total geral do curso 3.340 horas
Disciplinas | Carga Horária Total |
Introdução a Educação a Distância | 20 |
Políticas Sociais e Ambientais | 20 |
História da Educação | 40 |
Filosofia da Educação | 40 |
Sociologia da Educação | 40 |
Direitos Humanos e Diversidade | 40 |
Sustentabilidade | 40 |
Prática Pedagógica I | 100 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
Total da Carga Horária | 340 |
Disciplinas | Carga Horária Total |
Organização Curricular e Inovação | 40 |
Psicomotricidade | 40 |
Neurofisiologia | 60 |
Políticas e Legislação Escolar | 40 |
Superdotação e Altas Habilidades | 60 |
Psicopedagogia | 40 |
Prática Pedagógica II | 100 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
Total da Carga Horária | 380 |
Disciplinas | Carga Horária Total |
Tecnologias Assistivas e Acessibilidade | 40 |
Didática | 60 |
Práticas Educativas para a Pessoa com Deficiência Visual | 60 |
Práticas Educativas para Pessoas com Deficiência Auditiva | 60 |
Práticas Educativas para a Pessoa com Deficiência Física | 60 |
Transtornos Globais do Desenvolvimento | 40 |
Prática Pedagógica III | 100 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
Total da Carga Horária | 420 |
Disciplinas | Carga Horária Total |
Psicologia da Educação: Desenvolvimento | 40 |
Psicologia da Educação: Aprendizagem | 40 |
Metodologias do Ensino na Educação Especial | 40 |
Dificuldades de Aprendizagem | 40 |
Orientação Educacional | 40 |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 60 |
Educação Especial e Inclusão | 60 |
Prática Pedagógica IV | 100 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
Total da Carga Horária | 420 |
Disciplinas | Carga Horária Total |
Cotidiano e Práticas na Educação Especial | 40 |
Práticas Educativas para a Pessoa com Deficiência Intelectual | 60 |
Aspectos Legais da Educação Especial | 40 |
Práticas Educativas para a Pessoa com Deficiência Múltipla | 80 |
Entretenimento na Educação Inclusiva | 60 |
Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento Humano | 40 |
Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial I | 100 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
Total da Carga Horária | 420 |
Disciplinas | Carga Horária Total |
Alfabetização e Letramento | 80 |
Ensino de Educação Física | 60 |
Ensino de Língua Portuguesa | 60 |
Ensino de Matemática | 60 |
Ensino de Artes | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial II | 100 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
Total da Carga Horária | 420 |
Disciplinas | Carga Horária Total |
Afetividade e Sexualidade na Educação Especial | 60 |
Ciências da Natureza e Educação Especial | 60 |
Avaliação Educacional | 40 |
Atelier Pedagógico e Educação Especial | 60 |
Eletiva I | 60 |
Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial III | 100 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
Total da Carga Horária | 440 |
Disciplinas | Carga Horária Total |
Atendimento Educacional Especializado (AEE) | 60 |
Psicofarmacologia | 60 |
Eletiva II | 60 |
Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) | 60 |
Tópicos Especiais em Educação Especial | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial IV | 100 |
Carga Horária de Atividades Curriculares de Extensão | 42 |
Total da Carga Horária | 400 |
Total da Carga Horária do Curso | 3.340 |
A duração do curso é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 48 mensalidades. Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.
OBS: Os cursos não possuem taxa de matrícula. Cada semestre possui 6 mensalidades e o material de estudo é liberado no portal AVA após 72 horas do pagamento da primeira mensalidade.
IMPORTANTE: O desconto é dado por antecipação do pagamento até o dia 15 de todo mês, caso o pagamento seja efetuado após o dia 15 as mensalidades serão atualizadas para o valor integral.
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