CPA – Comissão Própria de Avaliação

Em construção!

O QUE É A CPA

CPA é a Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Na Faculdade FUTURA, ela é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A auto avaliação se apresenta como uma oportunidade para que a Faculdade aperfeiçoe sua atuação, planeje seu futuro, contribua para a tomada de decisões e envolva toda a comunidade interna e externa no aprimoramento de sua qualidade. É dentro desse contexto, e contando com a colaboração de seus alunos, professores, funcionários técnico-administrativos e egressos que a CPA desenvolve suas ações.

Esse processo de auto-avaliação é de responsabilidade de cada instituição e deverá ser assegurada a mais ampla e efetiva participação da comunidade acadêmica nas discussões e estudos geradores de reflexões indutoras da melhoria da qualidade das atividades pedagógicas, científicas, administrativas e de relações sociais estabelecidas com a comunidade externa através de representantes próprios.

A auto-avaliação será permanente e periodicamente serão tornados públicos seus resultados.

É atribuída à CPA a coordenação dos processos internos de avaliação da Faculdade e a sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC.

Segundo a visão da CONAES, a auto-avaliação deverá ter um caráter educativo, de melhora e consolidação de uma cultura de avaliação dentro das instituições de ensino superior.

MISSÃO

Sua finalidade é conduzir e articular o processo de avaliação interna da Instituição, unidades acadêmicas, cursos de graduação e pós-graduação, atividades de pesquisa, extensão e responsabilidade social, bem como sistematizar e disponibilizar informações e dados da Instituição. Os resultados obtidos, mediante dados e informações prestadas por toda a comunidade acadêmica, permite detectar avanços e obstáculos, bem como subsidiar a reconstituição contínua da ação da Instituição promovendo atividades voltadas para a melhoria gradativa da qualidade de suas funções.

DIMENSÕES

A auto avaliação institucional é baseada nas 10 dimensões propostas pelo Sinaes:

  1. Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional.
  2. Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão.
  3. Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social.
  4. Comunicação com a sociedade.
  5. Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho.
  6. Organização e gestão da instituição.
  7. Estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
  8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional.
  9. Políticas de atendimento aos estudantes.
  10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

COMPOSIÇÃO DO CPA

Coordenador – Claudio Juny Figueiredo

Corpo Docente – Jeziel Jordão e Suellen Danúbia da Silva

Corpo Discente – Cindy Dayane de Jesus Oliveira

Técnico Administrativo – Valdilene Costa e Sandra Roberto

Sociedade Civil Organizada –  Antonio Gomes da Silva Junior

O QUE É A CPA

Comissão Própria de Avaliação foi estabelecida através da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, em todas as Instituições de Ensino Superior, visando atender à necessidade da reestruturação do sistema de avaliação do ensino superior (SINAES), alicerçado em três diferentes processos:

  • Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE);
  • Avaliação externa, que será executada por uma comissão designada pelo INEP, segundo as diretrizes da CONAES (Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior);
  • Auto avaliação institucional, conduzida por uma comissão nomeada pela Instituição de Ensino, denominada Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A Comissão Própria de Avaliação - CPA da Faculdade FAVENI reúne membros dos seus diversos segmentos e membros da comunidade externa com o objetivo de avaliar internamente a Instituição.

Esse processo de auto-avaliação é de responsabilidade de cada instituição e deverá ser assegurada a mais ampla e efetiva participação da comunidade acadêmica nas discussões e estudos geradores de reflexões indutoras da melhoria da qualidade das atividades pedagógicas, científicas, administrativas e de relações sociais estabelecidas com a comunidade externa através de representantes próprios.

A auto-avaliação será permanente e periodicamente serão tornados públicos seus resultados.

É atribuída à CPA a coordenação dos processos internos de avaliação da Faculdade e a sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC.

Segundo a visão da CONAES, a auto-avaliação deverá ter um caráter educativo, de melhora e consolidação de uma cultura de avaliação dentro das instituições de ensino superior.

cpa@faveni.edu.br

PORTARIA

RELATÓRIOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

COMPOSIÇÃO

REGULAMENTO CPA

O QUE É A CPA

Comissão Própria de Avaliação foi estabelecida através da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, em todas as Instituições de Ensino Superior, visando atender à necessidade da reestruturação do sistema de avaliação do ensino superior (SINAES), alicerçado em três diferentes processos:

Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE);

Avaliação externa, que será executada por uma comissão designada pelo INEP, segundo as diretrizes da CONAES (Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior);

Auto avaliação institucional, conduzida por uma comissão nomeada pela Instituição de Ensino, denominada Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade DOM ALBERTO reúne membros dos seus diversos segmentos e membros da comunidade externa com o objetivo de avaliar internamente a Instituição.

Esse processo de auto-avaliação é de responsabilidade de cada instituição e deverá ser assegurada a mais ampla e efetiva participação da comunidade acadêmica nas discussões e estudos geradores de reflexões indutoras da melhoria da qualidade das atividades pedagógicas, científicas, administrativas e de relações sociais estabelecidas com a comunidade externa através de representantes próprios.

A auto-avaliação será permanente e periodicamente serão tornados públicos seus resultados.

É atribuída à CPA a coordenação dos processos internos de avaliação da Faculdade e a sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC.

Segundo a visão da CONAES, a auto-avaliação deverá ter um caráter educativo, de melhora e consolidação de uma cultura de avaliação dentro das instituições de ensino superior.

cpa@domalberto.edu.br

Portaria

Relatórios da Comissão Própria de Avaliação – CPA

Composição

Regulamento da CPA

Projeto de Auto avaliação Institucional

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