8 passos para encontrar a sua verdadeira vocação

Linha
8 passos para encontrar a sua verdadeira vocação
O que você gostaria de estar fazendo? O que te interessa neste momento? Pense onde você gostaria de investir suas energias e comece a agir.

1) Identificação
Todos nós cumprimos vários papéis na sociedade, mas sempre há um deles que se destaca, que nos identifica. Talvez seja esse papel também com o que todos nos associam.

Quando nos identificamos com um papel, que pode ser uma profissão, um ofício, então é muito provável que essa seja a nossa verdadeira vocação.

2) Quando o tempo voa
Você está concentrado trabalhando em algo em concreto, ou pesquisando, ou estudando alguma coisa, de um assunto muito interessante para você. De repente, você olha o relógio e se da conta de que já se passaram horas.

Albert Einstein demonstrou em sua teoria mais famosa que o tempo é relativo. Ele não se referia em concreto ao que nós, seres humanos, experimentamos quando fazemos algo que gostamos, mas no fundo o conceito é o mesmo. Quando desfrutamos e nos divertimos, o tempo parece ir mais depressa. O contrário acontece quando nos entediamos ou quando existe algum sofrimento ou dor, parece que o tempo tende a parar.

Nossa sociedade relaciona o se divertir com jogar videogame, sair com os amigos, ir ao cinema, dançar… Quando fazemos todas essas coisas o tempo costuma passar voando. Mas, o que aconteceria se encontráramos uma atividade que fosse produtiva, tanto para nós como para alguém mais, onde o tempo poderia passar depressa? Aí é onde está a vocação.

3) A mente como a água
Este é um termo usado para denominar os momentos de máxima concentração que uma pessoa pode alcançar quando trabalha, estuda ou realiza algum tipo de atividade. Está associado em parte com a questão de sentir o tempo passar depressa.

Esquecermo-nos do que e do quando e colocar todo o poder cognitivo do cérebro na tarefa pontual que estamos realizando é ter a mente como a água. Neste conceito também entra em jogo a vocação. É muito mais fácil nos concentrarmos em tarefas que gostamos que em outras que não.

Se for fácil concentrar-nos em alguma coisa e se, principalmente, é difícil nos tirar desse estado de concentração, então a vocação está aí.

4) Fácil de aprender
Quando gostamos de algo, é muito fácil aprendê-lo. Não é uma regra geral nem significa que vamos poder fazer uma carreira vinculara sem grandes esforços. Mas marcará uma tendência na qual é fácil perceber não sempre por si mesmo, mas a través de outras pessoas.

Se em comparação com outras pessoas você nota que consegue levar vantagem estudando e aprendendo uma matéria, então é muito provável que a vocação está se manifestando aí.

5) Investigação e capacitação autônoma
A particularidade de ter uma vocação clara é que qualquer curso ou carreira que exista vinculada nunca vai superar as nossas expectativas. A curiosidade sempre será maior e vamos querer saber sempre mais ao respeito.

6) Quando fica difícil diferenciar entre o tempo de trabalho e o tempo de lazer
Quando gostamos do que fazemos não estamos pensando se estamos trabalhando, estudando ou nos divertindo. Porque costuma ser divertido em si.

A priori, estar submerso naquilo que nos apaixona é genial, mas em alguns casos extremos isto pode fazer com que nos percamos trabalhando e possamos nos tornar verdadeiros workaholics.

7) Domingos à tarde relaxados
Todos nós apreciamos os finais de semana, este momento no qual podemos fazer o que gostamos. Mas, especialmente aos domingos à tarde, muitos que não gostam dos seus trabalhos começam a se deprimir.

Se você gostar do seu trabalho, se tiver verdadeira vocação, então quase nunca experimentará essa sensação. Pelo contrário, você estará relaxado, ou talvez ansioso para retomar os projetos que deixou pendente na sexta-feira anterior.

8) Sucesso profissional
Se você gosta do seu trabalho e é bom nele, então é muito provável que você tenha sucesso profissional. Isso não significa que seus projetos sempre serão brilhantes, nem que você se sairá bem em tudo. Mas com certeza haverá uma constante positiva na sua vida laboral.

Em algumas disciplinas pode não ser fácil identificar o sucesso profissional. Muita gente o associa somente com dinheiro e com o reconhecimento social. Para algumas pessoas, ajudar os outros é muito mais importante que a riqueza e a fama.

 

© Copyright - 2024 - Faveni Polo Dourados / MS - CNPJ: 29.506.378/0001-43 - Julia Graciela de Oliveira ME - Meraki
Agência Pires - Soluções em Sistemas Web
×

Esclareça suas dúvidas com a Diretora Júlia.

×